Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

"Eminem, a reflexão de si próprio e o ‘Monomito’" por Wendell Albino

“Mas música é uma reflexão de si próprio, nós apenas explicamos isso e depois recebemos nossos cheques pelo correio”. Através dessa estrofe retirada de ‘Sing for the moment’, entendemos que Eminem constrói muitas de suas narrativas musicais a partir de seu estado de espírito, capturando cada sentimento que emana de seu ser e transportando para letras de rap. Desde o ano de 1999, os ouvintes do rapper de Detroit foram inseridos a partir de suas músicas numa verdadeira montanha russa de emoções.


Certamente uma de suas músicas que capturaram perfeitamente seu estado de espírito em certo momento de sua vida foi a canção ‘8 Mile’, em que o rapper expõe todas as angústias que consomem a mente de um escritor/músico que ainda não foi lançado. É interessante notar o modo como o eu-lírico expõe de forma crua o fato de que sua vida só será vivida em sua plenitude se ele conseguir ter seu trabalho lançado por uma gravadora e consequentemente puder ser ouvido pelas pessoas. Podemos sentir inúmeros sentimentos que emanam de sua voz em ‘8 mile’, como por exemplo, angústia, medo, desapontamento e esperança.

A canção também apresenta genialmente uma estrutura muito utilizada pelos escritores de histórias em quadrinhos de super-heróis, especificamente no que se trata do arquétipo da jornada do herói, em que a narrativa é constituída em três fases: separação, iniciação e retorno. O herói deixa o solo familiar, enfrenta uma série de obstáculos/aventuras e, finalmente retorna muito mais maduro e também mais forte para seu lugar de origem/casa. Esta fórmula/ estrutura narrativa utilizada pelos quadrinistas (por exemplo: ‘Batman- Ano Um’, de Fank Miller), e por Eminem na canção ‘8 Mile’ é chamada de “Monomito”. Foi no ano de 1948, que Joseph Campbell após muitos anos dedicados ao estudo sistemático de mitologias, publicou seu livro, ‘The Hero with a Thousand Faces’(O Herói de Mil Faces), obra-prima que teve grande influência sobre pensadores de diferentes áreas. Ao analisar inúmeros mitos de várias partes do mundo, Joseph Campbell chegou à constatação de que todos pareciam conter elementos de uma fórmula arquetípica universal, a que ele justamente denominou como ‘Monomito’.

A canção ‘8 Mile’ fez parte da trilha sonora do filme homônimo do rapper, inclusive vale destacar que a estrutura do filme também é a do ‘monomito’, portanto a música e a película cinematográfica se entrelaçam, e por fim, se completam. Basta ouvir as rimas da canção para rememorar cenas do filme. Na canção temos a primeira etapa da jornada do herói (separação) logo na primeira rima: “Tudo bem, tudo bem. Eu Vou fazer isso de qualquer jeito”. A partir dessa fala, o eu-lírico exprime o desejo e a determinação de deixar sua casa e iniciar sua jornada em busca de se tornar um rapper. A segunda etapa da jornada (iniciação) em que o herói se aventura pelo mundo e enfrenta os inimigos/monstros é vivenciada por Eminem através do palco, sendo que este é a metáfora para o ‘monstro’ que deve ser enfrentado, o rapper deve subir no palco e enfrentar seus MCs rivais, que no caso é uma alusão aos rappers do ‘Free World’, que ele tinha que enfrentar nas batalhas de Freestyle do filme. Na canção, Eminem solta rimas que demonstram que sua jornada é complexa e talvez não esteja preparado para completá-la: “Algo não está certo, piso no freio/Medo do palco, uma fala em branco, como Da-duh-duh-da-da, não é minha culpa/ Então eu caio, formigo por dentro/E perco a fala (wham), simplesmente fecho/Simplesmente não consigo, minha coragem foi arrancada/Foi arrancada, fui vaiado”.

Após falhar, Eminem aprende com o erro e retorna para finalmente completar sua respectiva jornada, desse modo, essa característica da música nos faz lembrar também o cerne da trilogia de Batman, do diretor Christopher Nolan, em que tínhamos a frase clássica: “É preciso cair para aprender a se levantar!” Observamos a recuperação de Eminem nas seguintes rimas: “Tenho a vontade, de repente vem à força/ De repente recebo uma nova leva de energia/ Hora de mostrar a esses líderes do Free World, o 3 1 3/ Não estou mais assustado, livre como um pássaro/Então me viro e atravesso a rua/ Mando as rimas”.

A terceira etapa e final da jornada do herói, reconhecida como (o retorno) é observada na seguinte rima: “E estarei de volta pra você no segundo em que estourar”. Portanto, através dessa rima o artista fecha o arco de sua história, utilizando-se das três etapas (separação, iniciação e retorno) necessárias para a efetivação da clássica jornada do herói (Monomito). Diante de tudo que foi exposto, entendemos que a canção “8 Mile” é mais uma das narrativas que fazem de Eminem um dos grandes artistas do universo musical.
Confira a música ‘8 mile’ e as cenas do filme homônimo abaixo:

 

Visitem o site: www.CarosOuvintes.org.br
Compartilhem e Curtam o texto para que o autor tenha mais visualização e espaço para novas matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, e se reserva no direito de excluir comentários com linguagem grosseira de conteúdo calunioso ou difamatório.

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...