Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

"RAP e as homenagens aos que partiram" por Wendell Albino

No universo Hip-Hop tivemos canções que certamente emocionaram os fãs desse gênero musical, sendo que uma das temáticas que propiciaram tal sentimento foi a que os artistas prestaram homenagem aos seus familiares e amigos que já se foram. Duas músicas que merecem ser ressaltadas por tal proeza são ‘You´re Never Over’, de Eminem e ‘Dance’, do Nas.


‘You´re Never Over’ é, acima de tudo, uma música de sensibilidade ímpar, em que o rapper Eminem tira forças de suas entranhas para saudar a imagem de seu melhor amigo e consequentemente dizer que ele estará eternamente cravado em sua memória e coração. Perder o melhor amigo não deve ser nada fácil e abrir sua dor para que os outros vejam é algo extremamente corajoso, sendo que é justamente isso que o artista faz na canção.

É surpreendente o modo como Eminem utiliza essa dor e a metamorfoseia em combustível para continuar sua vida e também fazer rap de alto nível. O artista rememora o poder de sua amizade com Proof e ao invés de assumir um estado de espírito regado por lamentações, acaba preferindo se libertar da dor e mantém viva as situações pelas quais compartilhou com seu amigo. Observamos esse fato em certo momento da música, quando Eminem solta em brado tom as seguintes rimas: “E em vez de lamentar a sua morte, eu vou é comemorar a sua vida/ Vou elevar a um novo patamar, muita gasolina e acelerar, vou precisar de dois microfones/ Pois o jeito como estou me sentindo hoje à noite, posso fazer tudo certo”.

‘You´re Never Over’ é certamente uma grande homenagem ao rapper Proof, melhor amigo de Eminem e também um dos componentes do grupo D12. Vale destacar que o sentimento de motivação que rege a música é observado não apenas através das rimas, mas também a partir de um flow (ritmo/levada) mais rápido utilizado por Eminem. Portanto, o artista tem consciência da importância de como deve tratar esse tema tão delicado e o realiza de forma profunda e inventiva.

Na música ‘Dance’, o rapper Nas mergulha de forma profunda em seu âmago para extrair todos os sentimentos interiorizados, como por exemplo, melancolia, saudade, tristeza, dor, desolação etc. As rimas são tão bem construídas que se torna impossível para o ouvinte não se emocionar e compartilhar de todos os sentimentos que essa narrativa musical emana.

A voz de Nas é regada por grande melancolia e a cada rima percorrida o ouvinte entende o quanto sua mãe era importante para ele, o quanto seu caráter foi construído através da educação de uma mulher guerreira que criou dois filhos, sozinha. É possível notar todas essas características nas seguintes rimas: “Pensando em como ela era incrível, um anjo que me deu amor/ Eu sou grato por ter conhecido uma mulher tão verdadeira / Eu oro para que quando eu casar, minha mulher tenha uma de suas habilidades/ Mas mãe, você nunca poderia ser substituída/ Eu daria minha vida, só para te ver mais um dia, para ter…/Só mais uma dança com você, mamãe”.

‘Dance’ explora de modo sutil os pequenos gestos compartilhados entre mãe e filho e que após a separação de ambos pela ocorrência da morte, surge uma saudade que corrói o ser humano e apresenta toda sua fragilidade diante desse vazio. E é nas lembranças que o rapper Nas se agarra para poder continuar com sua vida. A canção funciona como um retrato que é mantido no coração de alguém que enfrenta uma das piores situações da vida, o fato de perder um ente querido e ter de se erguer num mar profundo de solidão. Diante de tudo que foi exposto, entende-se que Nas realiza perfeitamente um rap para saudar a imagem de sua mãe e o resultado se dá através das lágrimas que ficam difíceis de segurar após escutar essa canção de cunho intimista.

Confira a música ‘Dance’, do rapper Nas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog não se responsabiliza pelos comentários feitos por seus visitantes, e se reserva no direito de excluir comentários com linguagem grosseira de conteúdo calunioso ou difamatório.

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...